Ectima
O que é?
Ectima é uma infecção bacteriana da pele, causada pelo germe estreptococos, que provoca lesões ulcerativas, podendo haver co-infecção com estafilococos. Por se extender até a derme, alguns a consideram uma forma mais agressiva de impetigo. É mais comum em crianças e idosos.
O estreptococos pode iniciar a lesão ou infectar ferimentos já existentes como escoriações ou picadas de inseto. Doenças que comprometam o funcionamento do sistema imune, como o diabetes, e más condições de higiene podem favorecer o seu desenvolvimento.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Manifestações clínicas do ectima
O ectima se inicia de maneira similar a um impetigo, formando uma vesícula ou pústula sobre área avermelhada da pele. Posteriormente, a lesão se aprofunda, dando origem a uma ulceração recoberta por crosta endurecida de coloração cinza amarelada.
A retirada da crosta deixa à mostra uma úlcera rasa com bordas mais elevadas e endurecidas. A lesão pode ser única ou múltipla e a localização mais frequente é nas pernas.
O ectima dói e pode ser acompanhado de linfadenopatia (íngua). Após regredir, deixa cicatriz.
Existe o risco do surgimento de glomerulonefrite, doença grave que compromete os rins, devido a um fenômeno alérgico relacionado ao estreptococos.
Tratamento
O tratamento vai depender da extensão do quadro. As lesões devem ser bem lavadas com água e sabão e as crostas removidas após o amolecimento das mesmas com compressas úmidas.
O uso de antibióticos de uso local sob a forma de cremes e pomadas está indicado. Nos casos de lesões múltiplas, pode ser necessário o uso de antibióticos por via oral ou injetável.
O tratamento ideal para cada caso deve ser indicado pelo dermatologista.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
ectima
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais