Dermatose papulosa nigra
O que é?
A dermatose papulosa nigra é uma doença benigna que representa uma forma clínica específica da ceratose seborreica. Pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em pessoas com pele de fototipos 5 e 6, e no sexo feminino.
O surgimento das lesões pode se iniciar ainda na juventude mas é mais comum o aparecimento das primeiras lesões na idade adulta.
O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura
Manifestações clínicas da dermatose papulosa nigra
As lesões são pequeninas, elevadas, de cor marrom escuro ou pretas, atingindo principalmente a face, o pescoço e o colo. São assintomáticas e começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.
Algumas são ligadas à pele por um fino pedículo e, principalmente quando localizadas no pescoço, devido ao atrito constante com colares ou com a gola das roupas, podem se tornar doloridas e inflamadas.

Novas lesões vão se formando ao longo da vida e, em alguns casos, atingem um grande número, o que provoca considerável prejuízo estético, devido ao aspecto resultante de pele manchada.
Tratamento
O tratamento da dermatose papulosa nigra é simples e traz bons resultados estéticos, quando adequadamente indicado e realizado. Consiste na destruição das lesões, que pode ser obtida através da cauterização química, criocirurgia com nitrogênio líquido ou eletrocoagulação.
O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura
No caso demonstrado abaixo, o tratamento foi realizado com a cauterização química das lesões localizadas na face e no pescoço da paciente.
Cada lesão é tratada individualmente através da aplicação cuidadosa de um tipo de ácido, tomando-se o cuidado para que a pele ao redor não seja atingida, de modo a evitar a sua queimadura. O resultado, após 30 dias, é muito satisfatório.
Outras imagens
Veja mais imagens de dermatose papulosa nigra.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais