Vitiligo: tratamento com raspado de pele
Uma técnica cirúrgica pode ser utilizada para o tratamento de pacientes com vitiligo estável, ou seja, quando a doença não se apresenta em atividade, sem surgimento de novas lesões.
Ideal para os casos de vitiligo segmentar, quando a pessoa apresenta uma ou poucas manchas que não estão crescendo mas não desaparecem com outros tratamentos.
Raspagem de pele saudável para aplicação na área com vitiligo
O tratamento é feito da seguinte forma: é realizada uma raspagem de uma área de pele sadia, sem manchas. O material raspado é tratado, formando uma “papa de pele”.
Após realizar uma raspagem também da área manchada, a pele raspada é colocada sobre esta área. Um curativo especial é aplicado, fixando o enxerto de pele raspada sobre a mancha do vitiligo.
O objetivo é levar melanócitos ativos (as células que produzem o pigmento da pele, melanina) para a mancha do vitiligo, fazendo-os se incorporar à pele do local. Uma vez incorporados, eles começam a trabalhar e produzir pigmento, repigmentando a mancha.
Os resultados costumam ser bons, com uma repigmentação mais uniforme, “em névoa”, ao contrário das técnicas antigas de enxerto de pequenas fatias de pele saudável, que produziam uma pigmentação irregular, em confete.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais