Nova vacina para herpes zóster
Chegou ao Brasil uma nova vacina para herpes zóster, também conhecido popularmente como “cobreiro” ou “zona”.
O herpes zóster aparece quando o vírus da catapora, que fica latente no organismo após a infecção na infância, se reativa na idade adulta.
Apesar de poder atingir indivíduos de qualquer faixa etária, o risco de desenvolver a doença aumenta após os 50 anos de idade.
O surgimento do herpes zóster em pessoas mais jovens pode ser um indicativo de uma baixa da imunidade, que pode ser decorrente de outras doenças ou devido ao estresse.
Como se manifesta o herpes zóster?
Geralmente, o quadro se inicia com dor na pele, seguida pela formação de vermelhidão e bolhas que acompanham o trajeto de um nervo.
Sua principal complicação é a neuralgia pós-herpética, mais comum em idosos, que se caracteriza por um quadro doloroso que pode persistir por meses ou anos, prejudicando muito a qualidade de vida dos pacientes.
Nova vacina para herpes zoster tem alta eficácia
Em junho de 2022, chegou ao Brasil uma nova vacina para herpes zóster, a Shingrix. É uma vacina inativada, aprovada nos EUA desde 2017 e que demonstrou alta eficácia para a prevenção da doença.
É recomendada para adultos acima de 50 anos de idade e também para pessoas maiores de 18 anos que tenham a imunidade comprometida, como os pacientes transplantados, com câncer ou com AIDS.
Antes da chegada da Shingrix, já havia no mercado brasileiro a vacina Zostavax, de vírus vivos atenuados, contraindicada para indivíduos imunocomprometidos.
Como deve ser aplicada
Por enquanto, a vacina só está disponível nas clínicas de vacinação particulares. O esquema vacinal consiste em 2 doses aplicadas com intervalo de 2 meses.
Os eventos adversos mais comuns são os locais (dor, edema e vermelhidão), geralmente de intensidade leve a moderada e são transitórios. Cansaço, calafrios, febre e mialgia também podem ocorrer e se resolvem com analgésicos comuns.
.
Fonte: Nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações
.
Veja também o post no Instagram
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais