COVID-19 e os cuidados com a pele, unhas e cabelos
Com a preocupação pelo risco de contaminação pelo novo coronavírus, causador da COVID-19, inúmeros questionamentos têm sido feitos a respeito da durabilidade desse microrganismo em superfícies inertes e sobre a pele humana e seus anexos (unhas e cabelos).
Há consenso científico de que o novo coronavírus é capaz de sobreviver por algumas horas em suspensão no ar e de horas a dias sobre certas superfícies.
Da mesma forma, há a convicção de que o contato da pele com estas superfícies contaminadas pode carreá-lo até as mucosas da face, principal porta de entrada no organismo humano.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Até o momento, os estudos que apresentam recomendações de higiene pessoal mostram que o uso de água e sabão/sabonete são excelentes inativadores do vírus.
Evite a contaminação pelo Covid-19
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elaborou um alerta útil à população, lembrando que as mãos podem carrear a infecção e que, em média, uma pessoa toca a face 23 vezes a cada hora.
Diante disso, a SBD recomenda as medidas abaixo para reduzir os riscos de contaminação com o novo coronavírus:
1) Os hábitos de higiene pessoal devem ser intensificados durante a pandemia. De preferência, use água e sabão/sabonete durante o banho e álcool 70% (em gel ou líquido) para higienizar as mãos, antes e depois de tocar em superfícies possivelmente contaminadas;
2) As unhas devem ser mantidas com comprimento curto, neste momento;
3) Ao lavar as mãos, deve-se limpar ao redor e embaixo das unhas, onde ocorre o seu descolamento fisiológico;
4) No caso de uso de esmalte, se essa cobertura estiver soltando ou com falhas, deve-se retirá-la ou redobrar os cuidados com a higiene;
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
5) Cabelos, bigodes e barbas devem ser lavados com uso de shampoos e/ou sabonetes como forma de prevenção;
6) Banhos com maior frequência, sobretudo quando chegar em casa ou ter mantido contato com caso suspeito ou confirmado, garante a desinfecção de pele, pelos e unhas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais