Menu

Pesquisar

Por que devemos estar informados sobre HIV e AIDS?

Porque o número de pessoas que estão se contaminando com o HIV, o vírus da AIDS, continua aumentando, e ao contrário do que muitos imaginam qualquer um pode ser infectado, independente de raça, religião ou orientação sexual.

E o que precisamos saber sobre HIV e AIDS?

O HIV (denominação do vírus da imunodeficiência humana) é o agente causador da AIDS. Ele ataca o sistema imunológico levando o organismo a perder a habilidade de se defender contra outras infecções.

Uma pessoa pode parecer estar bem e se sentir bem e, mesmo assim, estar infectada pelo HIV e não saber. Podem ser necessários vários anos para que o HIV cause danos ao sistema imune, a ponto de levar ao surgimento dos sinais e sintomas da infecção. Mesmo estando sem sintomas, esta pessoa é capaz de transmitir o HIV para outras.

A pessoa infectada pelo HIV não tem, necessariamente, a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), que, na realidade, é o último estágio da infecção pelo HIV. Nesta fase, há a destruição das defesas naturais do organismo, fazendo com que ele enfraqueça ficando, assim, sujeito a uma série de doenças causadas por microorganismos (fungos, bactérias, etc.). Estes microorganismos não causariam problemas se o indivíduo estivesse com sua função imunológica preservada, mas podem causar danos severos ou até mesmo a morte nos pacientes com AIDS. São as chamadas infecções oportunistas.

 

Colaboração: Dr. Marcio SerraDermatologista Sócio Titular da SBD

Dr. Roberto Barbosa Lima

Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação