Menu

Pesquisar

Verdades e mitos

Chocolate provoca espinhas? Lavar a cabeça todos os dias causa a queda dos cabelos? Desvende estes e outros mitos sobre a pele, as unhas e os cabelos.

  • Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?

    Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro cabelo branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.

  • Não se deve operar sinais senão podem virar câncer?

    Mito. É frequente alguém dizer: “o fulano tinha um sinal que foi operar e virou um câncer. Não devia ter mexido…”. Com toda certeza, a lesão já era um câncer antes de ser operada. Operar sinais ou pintas não provoca a sua transformação em câncer de pele.

  • Pintas e sinais podem virar câncer?

    Verdade. Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer de pele chamado de melanoma. Saiba quando devemos remover um sinal.

  • Psoríase e vitiligo são doenças contagiosas?

    Mito. Psoríase e vitiligo não oferecem o menor risco de contágio para qualquer pessoa que entre em contato com os portadores da doença. Saiba mais sobre o vitiligo e a psoríase.

  • Psoríase e vitiligo não tem cura?

    Mito. Psoríase e vitiligo podem ser curados clinicamente, com o desaparecimento completo dos sintomas e recuperação total da pele. Entretanto, não se pode afirmar que a doença nunca mais voltará a manifestar seus sintomas.

  • Estrias não tem cura?

    Verdade. As estrias são irreversíveis, e os tratamentos disponíveis (mesoterapia, subcisão, dermoabrasão, peelings e uso de certos tipos de ácidos ou laser) apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor. Nenhum tipo de tratamento pode, ainda, fazer a pele voltar ao que era antes. Conheça os tratamentos para estrias.

  • Usar óleo de amêndoas para hidratar a pele evita as estrias da gravidez?

    Mito. As estrias ocorrem em pessoas com tendência a elas. Mulheres que usaram hidratantes podem ter estrias e mulheres que não usaram podem não ter. De qualquer forma, recomenda-se a hidratação profunda da pele pois pode ajudar a evitar as estrias da gravidez, mas isso não garante que elas não vão aparecer.

  • Cremes para estrias funcionam?

    Mito. Os cremes para estrias atualmente comercializados não acabam com as estrias porque elas são irreversíveis. Mesmo os cremes a base de ácidos, formulados pelos médicos, e que são mais ativos que as substâncias presentes nos cremes comerciais, tem apenas um efeito de melhora sobre o aspecto das estrias.

  • Banho demais faz mal à pele?

    Verdade. A água não faz mal à pele mas o uso excessivo de sabonetes durante o banho pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em locais com clima seco.

  • Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?

    Verdade. Em pessoas com pele oleosa, os banhos quentes podem estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa, agravando esta condição. Veja mais informações em dicas para a pele oleosa.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação