Cauterização química
A cauterização química consiste na aplicação de uma substância cáustica, geralmente um ácido, sobre uma lesão cutânea, provocando a sua destruição.
O tratamento causa leve ardência ou sensação de pinicação bastante suportável, semelhante à sensação de coceira de uma picada de formiga.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Logo após a a aplicação do ácido, a área fica esbranquiçada (foto abaixo), e pode ocorrer vermelhidão ao redor da área tratada, que tende a ceder poucos minutos após o procedimento.
Dependendo da concentração do ácido utilizado para fazer a cauterização química, o branqueamento da pele pode ser mais discreto quando são usadas concentrações baixas ou mais intenso quando se usa concentrações mais altas.
A persistência deste branqueamento também vai depender da concentração utilizada, sendo mais duradoura quando o ácido é mais concentrado, podendo persistir por cerca de 30 a 40 minutos, quando regride.
Nos dias que se seguem, a área tratada vai tornando-se progressivamente escurecida e ressecada, devido à morte celular do tecido tratado.
Não é necessário qualquer tipo de tratamento adicional após a aplicação, devendo-se apenas tomar cuidado para que as lesões não sejam removidas precocemente durante a fase em que estão secando.
Em cerca de 7 a 15 dias após a realização do procedimento, as lesões são eliminadas.
A cauterização química de lesões benignas traz ótimos resultados
Quando realizada de forma criteriosa, e com a concentração adequada do ácido, a cauterização química proporciona ótimos resultados.
Pode ser usada para tratamento de pequenas lesões benignas da pele, como ceratose actínica, ceratose seborreica, verruga viral, molusco contagioso, dermatose papulosa nigra e acrocórdon, siringoma e xantelasma, entre outras.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
No exemplo de tratamento abaixo, uma paciente apresenta pequenas lesões papulosas (elevadas), de coloração marrom, atingindo a região do pescoço, características da dermatose papulosa nigra, que representa um tipo específico de apresentação da ceratose seborreica.
Cada lesão foi tratada com a aplicação cuidadosa de um ácido, tomando-se o cuidado de não atingir a pele ao redor para evitar a sua queimadura e o resultado, após 30 dias, pode ser observado nas fotos abaixo.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais