Melasma: manutenção do resultado do tratamento
O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de pílulas anticoncepcionais e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol.
O seu tratamento é difícil e, muitas vezes, logo após a melhora das manchas, elas voltam a aparecer, provocando desapontamento nas pacientes que se submeteram a longos tratamentos.
No Meeting da Academia Americana de Dermatologia foi apresentado um estudo sobre o uso de um medicamento contendo um tipo de ácido (tretinoína), um despigmentante (hidroquinona) e um corticosteróide (fluocinolona) em pacientes com melasma de moderada a grave intensidade.
Neste estudo, dois regimes de manutenção foram propostos: o primeiro com aplicações do produto duas vezes por semana por seis meses e, o segundo, com um regime regressivo, ou seja, três vezes por semana no primeiro mês, duas vezes por semana no segundo mês e uma vez por semana nos quatro últimos meses.
Resultados
Os resultados deste estudo mostraram que, após o sexto mês, 53,8% dos pacientes do primeiro grupo e 53% dos pacientes do segundo grupo não apresentaram recidiva do melasma.
Além disso, foi informado que o tempo médio para ocorrer o reaparecimento das manchas foi de 190 dias, independentemente do regime utilizado.
Fonte: Dermage News – Ecos do Meeting da AAD 2010
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais