Envelhecimento das mãos: tratamento com luz pulsada
O envelhecimento das mãos é tipicamente caracterizado por rugas, redução da espessura da pele e presença de manchas solares.
Este quadro é diretamente relacionado à exposição da pele das mãos ao sol, acumulada ao longo de toda a vida, cujos efeitos só aparecem tardiamente.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
A busca por tratamentos eficazes para o rejuvenescimento das mãos levou ao uso das tecnologias baseadas em laser e luz intensa pulsada (LIP).
Foi realizado um estudo para avaliar a eficácia de um aparelho de LIP para a melhora das alterações pigmentares e do estado geral da pele do dorso das mãos.
O estudo e os resultados
Vinte e três pacientes com dano solar e manchas solares no dorso das mãos foram tratados com quatro sessões de LIP em intervalos de 3 a 4 semanas. Antes do tratamento, foram tiradas fotografias das mãos dos pacientes, assim como após o término do tratamento.
As fotografias pré e pós-tratamento, além da observação clínica do médico e questionários respondidos pelos pacientes foram reunidos para a análise dos dados.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Após quatro sessões de tratamento, houve resultados considerados bons ou excelentes para a melhora das manchas solares e condição geral da pele em 100% dos casos, segundo a opinião dos investigadores e em 86% dos casos, segundo a opinião dos pacientes (20 das 23 pessoas tratadas).
Durante o estudo, não foram observados efeitos colaterais significativos.
Opção segura e eficaz para tratar o envelhecimento das mãos
Apesar do pequeno número de pacientes, o estudo realizado mostrou que a luz intensa pulsada parece ser uma opção de tratamento segura e eficaz para a melhora de manchas solares e da textura da pele para o rejuvenescimento das mãos, desde que o tratamento seja realizado por médicos capacitados para a correta aplicação da tecnologia.
Fonte: Med News – edição 119.
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais