Laser para lesões vasculares
Alterações vasculares da pele podem trazer desconforto estético, devido à mudança da sua cor. Pequenos vasos sanguíneos dilatados podem ser percebidos através da pele, deixando-a com aspecto avermelhado. Excesso de sol ao longo da vida e doenças como a rosácea podem provocar estas alterações, conhecidas como telangiectasias.
Lesões vasculares
Além destas, os hemangiomas (tumores vasculares que podem estar presentes desde o nascimento) e as conhecidas microvarizes das pernas, também são motivos frequentes de queixas.
O laser para tratamento de lesões vasculares, como os hemangiomas, as telangiectasias e as microvarizes das pernas, está muito desenvolvido e vem apresentando excelentes resultados.
Resultados podem ser imediatos ou em várias sessões
Os hemangiomas, dependendo do seu tamanho, podem ser eliminados totalmente em um número variável de sessões. Este tratamento é indolor, rápido e com o passar das sessões a vermelhidão vai diminuindo, tornando a pele deste local acinzentada, até surgir a cor normal da pele.
Não há idade adequada para iniciar o tratamento, mas recomenda-se esperar a criança completar de 5 a 7 anos, pois muitos hemangiomas desaparecem espontaneamente até esta idade. A exceção é quando o hemangioma é volumoso e atrapalha o funcionamento de algum órgão, como a oclusão de um dos olhos, por exemplo.
Já o laser para tratamento das microvarizes da face apresenta um resultado fantástico no máximo em 2 aplicações. Os vasos sanguíneos podem desaparecer logo após a aplicação ou alguns dias depois.
As microvarizes das pernas já exigem um tratamento mais potente, tendo que proteger a pele com um gel ou algum sistema de resfriamento, pois pode causar queimaduras e manchas após a aplicação. Ainda é questionável se este método é melhor e mais eficaz que a tradicional escleroterapia, feita através de injeções de substâncias que provocam o fechamento dos vasos.
Saiba mais sobre os hemangiomas e rosácea.
Colaboração: Dr. Alexandre Filippo – Dermatologista Sócio Titular da SBD
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais