Lipostabil: tratamento para a gordura localizada
A fosfatidilcolina, cujo nome comercial é Lipostabil, é uma lipoproteína encontrada nas membranas das células.
Sua concentração e composição parecem influir diretamente na integridade e funcionamento destas membranas, principalmente no transporte através delas.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
É utilizada para tratamento de alterações hepáticas (hepatite, abuso de álcool), doenças cardiovasculares, angina do peito e arteriosclerose.
A fosfatidilcolina atua favorecendo a ação de enzimas que degradam lipídeos da membrana celular. Nas células gordurosas, esta ação facilita a liberação da gordura de seu interior e a sua reabsorção.
Tratamento da gordura localizada com injeções de Lipostabil
Por características relacionadas a uma predisposição genética e hormonal, as mulheres tem uma tendência a acumular gordura nas coxas, culotes, abdomem e braços.
Por sua ação de liberação da gordura intracelular, a fosfatidilcolina tem se mostrado um eficaz agente para diminuição da gordura acumulada nestas áreas. Outras regiões de acúmulo de gordura propícias ao tratamento são o queixo (papo) e as pálpebras inferiores.
Como é realizado
O tratamento é feito através da injeção da substância no tecido subcutâneo, onde a gordura se deposita. Utiliza-se uma agulha muito fina e a injeção é feita em toda a área que se deseja tratar, a intervalos de cerca de 2 cm. As aplicações são feitas a intervalos de 15 a 21 dias.
Logo após a aplicação pode ocorrer coceira e sensação de pinicação na área tratada, que fica avermelhada e um pouco inchada durante 24 a 48 horas. Ao toque, a região fica dolorida, sensação que pode persistir por alguns dias.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
É recomendável fazer massagens ou drenagem linfática nos intervalos entre as sessões para facilitar a eliminação da gordura que foi expulsa das células.
O tratamento é proibido no Brasil e deve ser evitado
É importante ressaltar que a ANVISA proibiu o uso do Lipostabil para fins estéticos no Brasil. O produto não tem a autorização para ser usado no Brasil para finalidade de redução de gordura localizada.
Devido ao seu uso recente para esta finalidade e à falta de trabalhos que comprovem a sua segurança, ainda não se tem conhecimento de possíveis efeitos colaterais a longo prazo, devendo-se evitar o seu uso.
Veja também: tratamento da gordura localizada com criolipólise.
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais