Menu

Pesquisar

Verrugas virais

O que é?

As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São auto-inoculáveis (podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas) e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

É uma doença bastante frequente que afeta principalmente crianças e jovens. Algumas pessoas apresentam apenas uma lesão enquanto outras podem apresentar centenas de verrugas.

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Manifestações clínicas das verrugas virais

As verrugas virais podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato:

Verruga vulgar: localizadas na superfície normal da pele, as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. As áreas mais atingidas são as extremidades dos membros, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos. Mais facilmente encontradas nas crianças e adolescentes.

verruga
Verruga vulgar

Verruga peri-ungueal: são as verrugas vulgares que localizam-se ao redor das unhas. Devido ao fato de se extenderem para dentro da prega ungueal, este tipo de verruga pode ser de tratamento mais difícil.

verruga periungueal
Verruga periungueal

Verruga plana juvenil: as lesões são pequenas, de superfície plana e em grande número. As regiões mais atingidas são a face e os membros. Mais frequentes em adolescentes.

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Verruga plantar: localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. São, muitas vezes, confundidas com calosidades, porém, quando raspadas, as lesões mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior, o que as diferencia dos calos. As maiores costumam ser dolorosas ao pisar.

verruga plantar
Verrugas plantares

Verruga filiforme: mais frequente na face e no pescoço, este tipo de verruga forma lesão digitiforme (semelhantes a um dedo) que se projeta da superfície da pele. É mais facilmente encontrada nas pessoas idosas.

verruga filiforme
Verruga filiforme na face

Verruga genital ou condiloma acuminado: este tipo de verruga é encontrado na região genital ou peri-anal. As lesões são mais macias e, quando localizadas nas mucosas, podem ser úmidas. A coloração varia de esbranquiçada a escura e o tamanho de pequeninos pontos a grandes lesões vegetantes (aspecto de couve-flor). Mais comum em adultos, pode ser adquirida por transmissão sexual. O achado de verrugas genitais em crianças deve levantar a suspeita de abuso sexual.

condiloma acuminado
Condiloma acuminado

Tratamento

O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das lesões por congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o tratamento de verrugas resistentes aos tratamentos convencionais.

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Abaixo, um exemplo de verruga plantar tratada com uma sessão de criocirurgia. Além do efeito do congelamento, parece que o processo inflamatório resultante deste tratamento favorece o reconhecimento do vírus como um agente agressor, com consequente formação de anticorpos para combatê-lo.

verruga plantar
Tratamento da verruga viral com nitrogênio líquido

Quando as lesões ocorrem em grande número, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo elimine as lesões. O tratamento adequado para cada caso deve ser indicado pelo médico dermatologista.

Associar ao tratamento o estímulo psicológico pode ser de grande ajuda, principalmente no caso das crianças. É conhecido o fato de alguém jurar que ficou curado após fazer uma simpatia. O que ocorre é que, sendo um doença viral, o estímulo à defesa orgânica pelo subconsciente pode ajudar o organismo a adquirir imunidade contra o vírus e eliminar as lesões.

Outras imagens

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação