Urticária, dermografismo, edema de Quincke
O que é?
A urticária é um quadro alérgico frequente, cuja característica principal é o surgimento de placas elevadas e avermelhadas na pele, acompanhadas de muita coceira. Pode ocorrer em qualquer idade.
Entre os fatores desencadeantes mais envolvidos estão os medicamentos, alimentos, substâncias inaladas (perfumes, poeira, inseticidas, desodorantes…), infecções e agentes físicos (frio, calor ou pressão).
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Os fatores desencadeantes ativam os mastócitos (um tipo especial de célula presente em nossa pele), que liberam substâncias químicas responsáveis pelos sintomas. A principal destas substâncias é a histamina.
Manifestações clínicas da urticária
A doença pode se manifestar de forma aguda, quando as lesões desaparecem após alguns dias, ou crônica, quando persistem por várias semanas.
Na urticária aguda, geralmente, o quadro é mais intenso. As lesões variam desde pequenos pontos avermelhados a placas maiores, avermelhadas e edemaciadas (inchadas), que podem se juntar atingindo grandes áreas.
As lesões tendem a ter duração curta, desaparecendo e surgindo novamente em outros locais. Toda a superfície da pele pode ser atingida e o prurido (coceira) geralmente é muito forte.
Existe um tipo de urticária que se manifesta de forma muito intensa, o edema de Quincke, cuja principal característica é o inchaço. Manifesta-se frequentemente na face, com grande edema (inchaço) de lábios e pálpebras. Esta forma pode ser perigosa se o edema atingir a laringe, dificultando a respiração e levando à asfixia.
Na urticária crônica, o quadro é menos intenso, mas de longa duração. As lesões tendem a ser menores e podem existir continuamente ou desaparecer por um período para reaparecer posteriormente.
Formas específicas de urticária que vale a pena citar são:
- Dermografismo, quando formam-se placas lineares após friccionar-se a pele (foto abaixo);
- Urticária por pressão, que forma lesões em áreas da pele que sofrem pressão contínua (por exemplo: área do sutiã ou do elástico da calça);
- Urticária por frio, quando surgem lesões após exposição ao frio (banhos de mar ou piscina com água gelada).
Tratamento
O tratamento da urticária visa inicialmente combater os sintomas provocados pela ação da histamina, e portanto, os anti-histamínicos são os medicamentos indicados. Produtos de uso local, como loções calmantes com mentol e cânfora, ajudam a aliviar a coceira.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
No caso do edema de Quincke, a medicação deve ser iniciada com urgência e pode ser necessário o uso de corticosteróides de ação rápida, além dos anti-histamínicos, para evitar o edema da laringe.
No caso das urticárias crônicas, além da medicação sintomática, é importante descobrir o que está causando a urticária. Entretanto, muitas vezes, a causa permanece desconhecida. Vale ressaltar que até fenômenos emocionais podem desencadear ou prolongar a doença, caracterizando a urticária nervosa.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais