Pitiríase alba
O que é?
A pitiríase alba é uma doença de causa desconhecida. É muito frequente nas pessoas com história pessoal ou familiar de atopia (asma, bronquite, rinite alérgica, eczema atópico). Também é conhecida como dartro volante ou eczemátide hipocromiante.
É mais comum o seu aparecimento na infância. Acredita-se que o ressecamento da pele seja um fator desencadeante, sendo assim, a exposição solar excessiva, banhos prolongados e uso intensivo de sabões no inverno podem favorecer o seu surgimento.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Manifestações clínicas da pitiríase alba
As manifestações da doença surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol. Caracterizam-se por manchas claras, arredondadas, finamente descamativas, de limites imprecisos e muitas vezes com um aspecto pontilhado.
Devido às manchas claras, a doença muitas vezes é confundida com a pitiríase versicolor (micose de praia) e também deve ser diferenciada da hanseníase em sua fase inicial. As localizações mais frequentes são a face, tronco e membros superiores.
As lesões não apresentam sintomas e o ressecamento da pele frequentemente acompanha o quadro. Mais comum nas crianças, pode surgir também durante a vida adulta, sendo comum remissões e reaparecimento das manchas.
Tratamento
A hidratação da pele e a proteção solar ajudam a evitar o surgimento da pitiríase alba. A exposição prolongada e continuada ao sol e as consequentes queimaduras solares devem ser evitadas.
Uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e a ingestão de bastante líquido durante o verão também ajudam na prevenção.
O uso de cremes de corticosteróides pode ser necessário em alguns pacientes, e devem ser indicados pelo médico dermatologista, de acordo com cada caso.
.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais