Ceratose seborreica ou queratose seborreica
O que é?
A ceratose seborreica, também conhecida como queratose seborreica ou verruga seborreica, é uma lesão benigna da pele de ocorrência muito comum.
Acomete pessoas de ambos os sexos e aparece principalmente a partir dos 30 ou 40 anos, sendo bastante frequente em pessoas idosas. Estima-se que mais de 90% dos adultos acima de 60 anos tenha uma ou mais destas ceratoses.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Por esta razão, muitos a consideram uma lesão degenerativa dos queratinócitos (células epiteliais que formam a pele) que tende a aumentar de número com o passar dos anos. Algumas pessoas tem uma tendência genética a desenvolver um grande número de ceratoses seborreicas.
Manifestações clínicas da ceratose seborreica
As lesões de ceratose seborreica aparecem principalmente na cabeça e no tronco. Geralmente, são arredondadas ou ovalares mas podem ter formatos irregulares.
O tamanho pode variar de 1 milímetro a vários centímetros de diâmetro. Seus limites são bem definidos e a coloração pode variar de amarelada, marrom claro, marrom escuro a negra.
Não são acompanhadas de qualquer sintoma, a não ser que estejam localizadas em áreas de trauma de repetição, quando podem ficar inflamadas e doloridas.
Inicialmente plana, a ceratose seborreica tende a tornar-se elevada e pode adquirir grande dimensão. Sua superfície é irregular e a sua consistência é mole e friável (alguns pedaços da lesão soltam-se com facilidade).
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Também pode se apresentar como uma lesão mais ressecada e endurecida, de aspecto verrucoso que pode ser confundida com a verruga viral. O número de lesões pode variar desde uma única lesão a centenas. A foto abaixo demonstra uma lesão bem típica.
São consideradas variantes da ceratose seborreica:
- dermatose papulosa nigra: lesões pequeninas, bem escuras, mais comuns na face e no pescoço
- stucco ceratose: lesões pequenas e elevadas, ásperas, de cor branca, amarelada ou cinza nas extremidades inferiores das pernas e nos pés
- ceratose liquenóide: variante inflamatória que pode representar uma fase involutiva da ceratose seborreica
O surgimento abrupto de centenas de ceratoses seborreicas deve levantar a suspeita de malignidade interna, sendo o câncer mais comumente associado o adenocarcinoma gástrico. A manifestação é conhecida como sinal de Leser-Trélat.
Tratamento
O tratamento não é obrigatório pois a ceratose seborreica é uma lesão benigna, mas pode ser feito quando as lesões tem aspecto inestético ou estão localizadas em áreas de atrito, provocando incômodo.
O tratamento consiste na destruição das lesões utilizando-se a cauterização química, eletrocoagulação ou criocirurgia com nitrogênio líquido. A escolha do método mais indicado vai depender das características de cada lesão, o que deve ser definido por um médico dermatologista.
Outras imagens
Veja mais imagens de ceratose seborreica.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais