Ceratose folicular, ceratose pilar
O que é?
A ceratose folicular é uma manifestação frequente que ocorre devido a uma alteração da última camada da pele que forma “rolhas” nas aberturas dos folículos pilosos.
Geralmente surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como os de usar roupas justas podem agravar o quadro.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Manifestações clínicas da ceratose folicular
As áreas mais frequentemente acometidas pela ceratose folicular são a parte externa dos braços (principalmente) e das coxas.
A doença se manifesta pela formação de “bolinhas” endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. As “rolhas” causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.
Tratamento
Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a doença, mas medicações de uso local, sob a forma de loção, creme ou gel, controlam bem o quadro e devem ser usadas continuamente, mesmo quando se obtiver melhora, para manutenção do resultado.
Deve-se evitar o uso de roupas apertadas, tecidos sintéticos e de produtos gordurosos nos locais afetados. As manchas escuras tendem a diminuir com o controle da doença e podem melhorar mais rápido com o uso de despigmentantes indicados pelo dermatologista.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais