Angiodermite pigmentar
O que é?
Angiodermite pigmentar é o nome dado às manchas que atingem as pernas resultantes do extravasamento de sangue de pequenos vasos sanguíneos.
Acomete adultos e idosos que permanecem muito tempo em pé ou sentados. As células vermelhas do sangue, que saem dos vasos, dão origem à pigmentação de cor ocre resultante.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
A causa do seu surgimento é desconhecida, mas o excesso de peso e a insuficiência venosa (varizes) favorecem o surgimento do quadro.
Manifestações clínicas da angiodermite pigmentar
As manchas atingem as pernas e tornozelos, começando bem pequenas e progressivamente confluindo para formar manchas maiores. Com a evolução, forma-se uma mancha, com formato de bota, de coloração castanha, ocre ou marrom.
Nos casos em que há insuficiência venosa (varizes), se a angiodemite pigmentar for acompanhada de vermelhidão da pele e coceira, o ato de coçar pode ferir a pele e favorecer o surgimento de uma úlcera de estase, quando forma-se uma ferida de difícil cicatrização, geralmente iniciada por um pequeno traumatismo.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Tratamento
Como medidas de prevenção, recomenda-se evitar o excesso de peso e permanecer em pé ou sentado por muito tempo. Para pessoas cujas profissões as obrigam a ficar nestas posições, é indicado o uso de meias elásticas compressivas e elevação dos membros sempre que possível. Também é recomendável adquirir o hábito de caminhar.
As manchas são permanentes, de difícil remoção. Alguns pacientes podem se beneficiar do tratamento com a luz intensa pulsada para obter o clareamento das manchas. O procedimento deve ser realizado com muita cautela de modo a evitar queimaduras.
Outras imagens
Ver mais imagens de angiodermite pigmentar.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais