Estrias: como evitar?
Surgimento mais frequente na adolescência e gravidez
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não as desenvolvem nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.
Nas meninas, na fase da puberdade, alguns cuidados são muito importantes para se tentar evitar o seu surgimento, pois é nessa época que elas costumam aparecer nas nádegas, coxas e mamas.
Nos rapazes, a fase do “estirão” promove um crescimento muito grande e em tempo curto, podendo provocar o surgimento estrias horizontais no dorso do tronco.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Outra situação onde é comum o surgimento das estrias é a gravidez, quando o abdomen se distende muito
Logo que as estrias surgem, elas costumam ser avermelhadas ou arroxeadas, e podem ser acompanhadas de sintomas como coceira leve. Esta é a fase ideal para se começar um tratamento.
Passado algum tempo, que pode variar de meses a anos, elas vão perdendo a cor e ficando esbranquiçadas. Estrias antigas costumam ser mais difíceis de tratar.
Como evitar as estrias
Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias.
Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Vale ressaltar que mesmo tomando-se todos estes cuidados, pode não ser possível evitar o surgimento das lesões.
Neste caso, é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível. Conheça os tratamentos para estrias e saiba o que esperar deles.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais