Herpes labial: mormaço pode desencadear
A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que chega à Terra. Em dias sem nuvens fica fácil perceber a luz do sol atingindo a nossa pele e logo nos preocupamos em protegê-la com filtros solares.
Em dias nublados , as pessoas tendem a achar que não é necessário se proteger e acabam se expondo excessivamente à radiação solar. No entanto, mesmo nestes dias, até 80% dos raios UV podem atravessar as nuvens, afetando a pele intensamente.
O artigo continua logo abaixo…
Continue a leitura
Além das queimaduras solares e de suas consequências futuras, como o envelhecimento e o câncer da pele, este excesso de exposição pode provocar o desencadeamento de um surto de herpes labial, entre outras reações.
Herpes labial após exposição ao mormaço
O paciente da foto abaixo, velejador, não considerou que, num dia tão nublado, os raios solares pudessem provocar qualquer problema. Enquanto velejava, a água aliviava o calor que também foi disfarçado pelo vento, e ele minimizou os efeitos do sol sobre a sua pele. Velejou por quatro horas seguidas, sem imaginar as consequências disso.
No dia seguinte, ao acordar, deparou-se com a pele bastante queimada e, dois dias após, sofreu um intenso surto de herpes labial.
É sabido que a exposição ao sol afeta células de defesa da nossa pele e diminui a imunidade do organismo, favorecendo a reativação do vírus que se apresenta de forma latente e provocando o surto de herpes. Como a radiação solar atravessa as nuvens, o mesmo ocorre em dias nublados.
Esta é mais uma razão para que os cuidados com a proteção solar sejam tomados não apenas nos dias ensolarados mas, também, naqueles em que o sol está escondido pelas nuvens.
Veja também o resultado de uma caminhada de 45 minutos em dia nublado sem proteção solar.
.
Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima
.
Notícias e Artigos Relacionados
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais