Acne e dieta alimentar: mitos e realidades
Esse tema é muito atual e será motivo ainda de muitas discussões durante algum tempo. A prescrição de dieta alimentar foi importante na acne no período de 1930 a 1960, quando passou a ser desacreditada.
Após a introdução da isotretinoína oral no tratamento dessa moléstia, com apresentação de resultados realmente satisfatórios, surgiram dezenas de trabalhos científicos sobre vários mecanismos etiopatogênicos que envolvem a doença e também sobre o papel da dieta alimentar interferindo na manutenção ou exacerbando a acne.
Trabalho comprova influência do leite na acne
Dentre os vários trabalhos apresentados, destacam-se os realizados pelo Prof. Bodo C. Melnik e colaboradores, da Escola Germânica, cujas conclusões mostram que as proteínas do soro do leite estimulam a produção de substâncias que são potentes estimuladores da secreção de insulina pelo pâncreas.
Como consequência, ocorre a ativação de enzimas cuja ação acaba levando ao aumento da sensibilidade dos receptores dos hormônios androgênicos, promovendo aumento da proliferação celular que conduz à obstrução do ducto da glândula sebácea, além de outras reações que induzem à acne.
Fonte: Jornal da SBD – Ano XV n.5 (Autor: Divino Rassi).
Dr. Roberto Barbosa Lima
Médico Dermatologista
Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Saiba maisO câncer de pele tem cura
Não atrase o diagnóstico
Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.
Saiba mais